Universidade Federal Fluminense
Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional
Departamento de Ciências Sociais de Campos dos Goytacazes
Em nome do Departamento de Ciências Sociais da UFF Campos, venho, por meio desta, manifestar o profundo pesar com o falecimento da Cientista Social Alba Maria Zaluar, professora da UERJ e da UNICAMP.
A ampla contribuição para as Ciências Sociais brasileiras se traduz em obras como “Desvendando Máscaras Sociais”, “A Máquina e a Revolta”, “Cidadãos não vão ao Paraíso”, “Condomínio do Diabo”, “Da Revolta ao Crime” e “A Integração Perversa” e se estende para a formação de profissionais das Ciências Sociais, ampla interlocução com operadores de políticas públicas.
Seu vigor intelectual caracterizado também em sua tese de Doutorado é responsável por reformar o campo de estudos sobre pobreza e violência no Brasil, tendo se tornado referência obrigatória no âmbito nacional e internacional.
Como seu ex-aluno e membro do Núcleo de Pesquisa das Violências, por ela coordenado, pude testemunhar seu rigor metodológico, sua densidade intelectual, crítica, reflexiva e a densidade da paixão pelas mais variadas tramas que compõem o conjunto das relações sociais.
Campos dos Goytacazes, 20 de dezembro de 2019.
Rodrigo de Araujo Monteiro
Chefe de Departamento de Ciências Sociais de Campos dos Goytacazes
Nenhum comentário:
Postar um comentário