quinta-feira, 26 de março de 2015

Política e globalização: das aporias da sociedade civil global para os espaços públicos transnacionais publicado na REST 3

Prezad@s,

Venho divulgar um artigo que produzi há algum tempo intitulado "Política e globalização: das aporias da sociedade civil global para os espaços públicos transnacionais". O mesmo foi publicado em 2014 no número 3 da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos (REST), vinculada ao Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense.

Eis o resumo do meu artigo:

"Na contemporaneidade a política, enquanto um dos espaços de realização das grandes questões da humanidade, se apresenta desconcertada mediante as modificações estruturais da sociedade que conhecemos como globalização. Esta compressão espaçotemporal acelerada nas últimas décadas certamente atingiu o imaginário das Ciências Sociais produzindo aporias teóricas fantasmáticas que mais ocultam do que explicitam as possibilidades de pensarmos a emancipação humana diante dos recursos contraditórios disponíveis. Neste cenário, apresentamos a proposta envolvida no conceito de Espaços Públicos Transnacionais onde um realismo  crítico se articula enquanto via de dissipação da oclusão interpretativa normativista hegemônica."

Este número é um "número ampliado" da REST e materializa os esforços do INEST em retomar a publicação. Portanto, é um número extenso e variado, trazendo temas diversos que dialogam propriamente com questões estratégicas, relações internacionais, segurança nacional, etc.. Assim, é altamente recomendável para os estudiosos da área conhecer a publicação e este número em especial.

O link para download da REST 3 integral: http://www.inest.uff.br/images/REST-ARTIGOS/n3vol1/REST_3.pdf

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário