sábado, 30 de julho de 2016

Sociólogo George Gomes Coutinho aos sábados na Folha da Manhã

Prezad@s,

A partir deste sábado inicio uma experiência de colaborações na forma de curtos ensaios para o Jornal Folha da Manhã de Campos dos Goytacazes.

O convite, gentilmente feito pelo jornalista e editor Aluysio Abreu Barbosa, muito me honrou pela tradição e alcance da Folha da Manhã no Norte Fluminense.

Por fim, aviso que trarei os textos de lá pra cá respeitando o tempo de circulação da edição impressa da Folha.

Abaixo reproduzo a apresentação feita pelo próprio Aluysio em seu blog  onde é feita minha apresentação e explico o sentido da proposta.

Boa leitura!


Sociólogo George Gomes Coutinho aos sábados na Folha
 da Manhã

Por Aluysio, em 28-07-2016 - 17h36

Depois da estreia (aqui) no início deste mês, do advogado José Eduardo Pessanha e do sociólogo Brand Arenari como colaboradores da Folha da Manhã, antes de julho ir embora, outro sociólogo ampliará a multiplicidade de vozes na ágora do maior jornal do interior fluminense. A partir do próximo sábado (30), o campista, botafoguense, músico amador e professor de sociologia da UFF-Campos, George Gomes Coutinho, ocupará espaço semanal na página 4 da Folha.
Para quem o conhece ou queira agora fazê-lo um pouco, bem como o que pretende trazer aos leitores da Folha todos os sábados, melhor saber pelas palavras do próprio George:

“Entrei na universidade em 1998 quando fiz minha primeira graduação em Serviço Social na UFF/Campos e desde então jamais saí da academia. Em meio ao curso de Serviço Social decidi prestar vestibular para a Uenf onde ingressei no bacharelado em Ciências Sociais motivado por curiosidade. O que eu não imaginava é que a entrada neste universo iria me despertar uma relação devotada com a Sociologia e a Ciência Política. A partir deste encontro não previsto, e de minhas reações menos previsíveis ainda,  me tornei mestre em Políticas Sociais na Uenf e hoje sou doutorando em Ciência Política na UFF/Niterói.
“Nas Ciências Sociais meu foco de estudos, pesquisas e produções enveredou pontualmente pelo vasto e multifacetado campo da teoria social perpassando temas da política contemporânea, o que envolveu discutir as reinterpretações do conceito de democracia e, por fim, apresentei estudos de caso dos impactos da globalização sobre a política. Nos últimos anos aderi ao sub-campo de conhecimento chamado “pensamento político-social brasileiro”, onde são elaborados estudos e análises sobre as narrativas que tentam responder a incômoda e persistente pergunta: O que faz do Brasil, Brasil?
“Dentro da perspectiva das humanidades irei trazer para a Folha da Manhã e seus leitores curtos ensaios em duas amplitudes: as grandes questões políticas e sociais de nosso tempo e as questões societárias mais pontuais, focalizadas. O diagnóstico de que vivemos um momento de transições aceleradas em diferentes escalas é consensual dentre os diversos grupos sociais e aposto no importante papel das intervenções públicas em, ao menos, convidar para o bom debate em prol do esclarecimento”.

Disponível em: http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/2016/07/28/sociologo-george-gomes-coutinho-aos-sabados-na-folha-da-manha/ - Acesso em 30 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário