quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Degradação econômica, moral e cognitiva de nossas classes empresariais

Glaidson, com o Rei do Bitcoin e a esposa Mirelis Yoseline Diaz Zerpa

Roberto Dutra

1) Economicamente: A desindustrialização, o perfil exportador de commodities e o rentismo têm transformado o perfil econômico-social de nossas burguesias e classes empreendedoras em geral: o ganho rápido e predador em atividades simples e sem agregação de valor torna-se predominante. É o espírito do capitalismo aventureiro e apostador. A própria noção de trabalho como forma racional de ganho vai perdendo o sentido.
2) Moralmente: Essas classes buscam ressigniticar o valor de atividades criminosas ou à margem da lei: tornar aceitável formas de ganho antes moral e legalmente condenadas. O caso da pirâmide financeira com criptomoedas em Cabo Frio é emblemático. Houve protestos em defesa do criminoso na cidade. Em Campos, que não gosta de ficar atrasada em termos de desgraça, também tivemos gente indo às ruas em defesa do crime. A busca pela exploração absoluta e semiescravocrata do trabalho é outro exemplo. População cooptada pelo crime defendendo bandido não é mais coisa das quebadras.
3) Cognitivamente: Essas classes empresariais aventureiras se convertem em classes apostadoras sem nenhum resto daquela racionalidade econômica de que falava Weber em sua definição do "espírito do capitalismo" clássico.
4) Esse empresariado aventureiro, bandido e burro é tão nocivo a qualquer coletividade como são traficantes e milicianos. Precisam ser combatidos com toda força possível. E desmascarados em sua forma de ganho parasita, improdutiva e imoral. Em Campos, por exemplo, tirando os produtores rurais, que quase nunca falam por si, o autodenominado "setor produtivo", não tem nada de produtivo. Ou são os lojistas de sempre, ou são os vadios que vivem do rentismo imobiliário.
5) A tarefa dos progressistas deve ser a de destruir esta classe: destruir sua forma de ganho, desmoralizar sua moral e ridicularizar sua falsa inteligência.

Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário