sábado, 18 de junho de 2022

SIR PAUL, 80 VERÕES - Eduardo Bueno

 



SIR PAUL, 80 VERÕES**


Eduardo Bueno***


Junto com o notório John, Paul foi um dos maiores apóstolos de uma nova religião. Afinal, religião, você bem, sabe, quer dizer “religar” – e Paul, John, Mick, Keith, Bob e outros tantos (mas nem tanto e nem tantos assim) religaram o Ocidente com os tambores ancestrais da África, com a música tribal libertária, com o grito primal, com os acordes que nos despertaram de um torpor secular. Desses rebeldes todos, o mais comedido, o mais temperado, o menos turbulento e o mais bem penteado sempre foi... Paul. E isso não é de agora: é desde yesterday , desde as coisas we said today, porque tomorrow never knows.

Paul foi um dos quatro cavaleiros do após-calipso, que deixou o mundo mais livre e mais leve. E mais atônito. Ele zarpou de Liverpool nas ondas sonoras, com seu trio de amigos piratas pirados, para tomar de assalto os mares do mundo – e houve quem tenha dito que ao conquistarem o globo, eles viraram “mais populares que Jesus”. No planeta todo, não sei. Já aqui em casa, sabe como é...

Paul sempre foi gênio e quase nunca genioso. Paul sempre foi doce sem ser açucarado. Paul sempre foi cordato sem ser careta, comportado sem bom-mocismo, afinado mas não enfadonho. Sempre lindo ao lado de Linda. E depois das oito horas do documentário “Get Back” parece ter comprovado ter sido não só o coração solitário dos Beatles mas também sua alma de borracha – e a metade do cérebro, quando menos. Tocando baixo, Paul nunca deixou de estar por cima. E sempre foi de esquerda – ou seja: canhoto!

Tão logo a banda mais conhecida do universo acabou – e ele mentiu que a ideia de dar fim a ela tivesse sido sua -, Paul criou asas e voou junto com os Wings, botando sua banda on the run, vivendo e deixando morrer, incluindo Marte e Vênus entre os planetas que conquistou. Paul deixou estar e deixou sangrar. Por isso tudo, like too many people, maybe we are amazed too! Amazed com o fato de James Paul MacCartney estar soprando 80 velinhas amanhã, dia 18.

Feliz 80 anos, Sir Paul MacCartney! Nós te louvamos bem antes – e bem depois – de você ter feito 64. Ainda precisamos de você – e você ainda nos alimenta! Vida eterna, caro Paul! És um barato - e um besouro também!

* Disponível em: https://www.toonsmag.com/paul-mccartney-2/. Acesso em 18 de jun. 2022.


** Texto originalmente publicado no perfil do autor no Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Ce6nBKCuAZI/?utm_source=ig_web_copy_link, acesso em 18 de jun. de 2022. Reproduzimos aqui com a devida autorização da Equipe Buenas Ideias.

*** Eduardo Bueno, o Peninha, é jornalista, tradutor, historiador e já esteve até mesmo com Bob Dylan pessoalmente. Esta última informação é o suficiente para esta mini-biografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário