terça-feira, 4 de abril de 2023

CONSOLIDAÇÃO DA DIREITA E DECADÊNCIA DO BOLSONARISMO - Christian Lynch

*

 

CONSOLIDAÇÃO DA DIREITA E DECADÊNCIA DO BOLSONARISMO**


Christian E. C. Lynch***

Bolsonarismo é uma coalizão de setores conservadores em torno de um homem que lhes serviu de catalizador para reagirem contra os avanços progressistas de uma determinada quadra histórica, em uma circunstância de desmoralização do sistema representativo.

O Bolsonarismo representou uma resposta à demanda  - desses, cíclicos - de revitalização da direita popular, num momento em que o sistema não tinha representantes conservadores, estava desmoralizado pela Lavajato. Bolsonaro foi quem estava à mão e serviu de para-raios  em 2018

Bolsonaro não era nem é homem à altura para consolidação desse movimento em um momento como o atual, de "normalização" da direita. Representa o radicalismo incompetente e lacrador, quando a maior parte da direita quer moderação  e eficiência.

Hoje o sistema já se recolocou de pé, absorveu os conservadores (até demais), e se reorienta em direção à estabilidade. O eleitorado rejeitou Bolsonaro em 2022 por seus excessos. Os "moderados" tendem a rejeitar para o governo a minoria radical, cuja hora já passou

O que Bolsonaro quer é não ser preso e aproveitar o patrimônio que amealhou com a corrupção. Prefere ficar inelegível para ter pretexto para não trabalhar. Seu desejo coincide com esse momento histórico de "normalização" da direita em um registro mais institucional

O Bolsonarismo está em vias de se tornar um fenômeno residual dentro do próprio conservadorismo, na forma de extrema-direita isolada. A direita popular, descoberta e enraizada no eleitorado, veio para ficar. Mas o tempo do Bolsonarismo como fenômeno já passou. 

O tempo é outro e a fila andou.


* Caricatura de Frank Hoppman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/novo-em-folha/2022/06/caricatura-de-bolsonaro-feita-por-alemao-recebe-premiacao-internacional.shtml, acesso em 04 de abril de 2023.


** Texto publicado originalmente no perfil do autor no Facebook em 04 de abril de 2023. O texto é reproduzido aqui no blog com a autorização de Christian.


*** Professor da área de Ciência Política no IESP/UERJ. Publicou no segundo semestre de 2022 o Populismo Reacionário pela editora Contracorrente em coautoria com o professor Paulo Cassimiro (IESP/UERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário