quarta-feira, 26 de abril de 2023

Voyeur Político - 1ª Rodada - Ano III

 


Vamos nós para o terceiro ano do projeto Voyeur Político!

Nos anos de 2021 e 2022 nos dedicamos a acompanhar a conjuntura eleitoral de out/22. Neste 2023 teremos um refresco do tema e abriremos para uma maior variedade de questões no projeto.

Vamos iniciar este Ano III olhando para nosso quintal, a cidade de Campos dos Goytacazes. Com 188 anos recém completados Campos precisa lidar com o que pode ser um dos mais complexos desafios de sua existência: a metropolização.

Com quase meio milhão de habitantes, desigualdades diversas, uma cultura econômica que parece pouco afeita a inovações e uma vida política que gravita por décadas nos arredores da imagem de Garotinho, esta cidade do interior do Rio de Janeiro está se tornando uma metrópole? Caso esteja, quais seriam as possíveis consequências da metropolização para sua população?

Convidei para esta conversa dois colegas que tem muito a dizer sobre este tópico: William Passos e José Luis Vianna da Cruz.

William Passos é recém doutor pelo prestigiado Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Sua tese, que foi desenvolvida com momentos de formação do autor na Universidade do Porto e no IBGE, justamente discute a metropolização da bacia de Campos. Para além disso, William, que é geógrafo de formação, é um ativo colaborador da imprensa regional e se arrisca corajosamente em solos da gaita.

José Luís Vianna da Cruz é simplesmente um dos sociólogos mais importantes da região. Não é possível sequer imaginar a atual fisionomia da sociologia regional sem sua presença.  Também doutor pelo IPPUR/UFRJ, Zé é formador/pesquisador em instituições como UCAM e a UFF-Campos, onde sempre discutiu, analisou e problematizou a região. Com tudo isso é rubro-negro apaixonado, dono de uma biografia interessantíssima e também tem em seu currículo o tropeção de ter me orientado no início deste século. Sim, também sou “cria” do professor Zé Luís.

Nossa conversa irá ocorrer em 11 de maio de 2023, uma quinta-feira, 15 horas. As inscrições, para quem desejar acompanhar o papo ao vivo, podem ser feitas aqui neste link: https://forms.gle/KHzkBYvzk1B14bfV6

O projeto Voyeur Político é projeto de extensão sediado no Departamento de Ciências Sociais da UFF-Campos coordenado por mim, prof. George Coutinho (georgec@id.uff.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário