Nota de pesar do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança /UFF **
É com imensa tristeza que informamos o falecimento do Prof. Roberto Kant de Lima, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Institutos de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) e professor permanente do PPGJS/UFF. Kant foi pioneiro nos estudos e pesquisas que aproximaram a Antropologia e o Direito no Brasil e formou gerações de profissionais, dedicando sua carreira à construção institucional da Antropologia na Universidade Federal Fluminense, desde quando se tornou professor da mesma, no ano de 1976. Professor titular aposentado do Departamento de Antropologia e professor aposentado adjunto do Departamento de Segurança Pública, professor emérito da UFF e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Roberto Kant se destacou, no início de sua trajetória profissional, pelos estudos sobre comunidades tradicionais.
Dedicou-se, especialmente, em uma etnografia de fôlego, aos pescadores artesanais de Itaipú, em Niterói-RJ, trabalho pioneiro que abriu portas para as investigações de novas gerações de pesquisadores sobre a atividade pesqueira e os conflitos sociais no litoral fluminense. A partir da década de 80, Kant de Lima, sobretudo após a circulação e reconhecimento de sua tese de doutorado defendida na Havard University e posteriormente publicada como livro, “A Polícia da Cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos”, inaugurou um olhar original e etnográfico, sobre as instituições de Segurança Pública e Justiça Criminal no Brasil. Este esforço é atestado pelas criações capitaneadas por ele nas últimas décadas, como o curso de graduação em Segurança Pública na UFF, o Tecnólogo em Segurança Pública e Social (Consórcio CEDERJ/CECIERJ/UFF) e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança na área da Antropologia na CAPES, no qual figurou não apenas como professor e orientador, mas, também, como grande incentivador.
Desde 2009 coordenou o INCT-InEAC/UFF com maestria e sensibilidade além de sua singular capacidade de agregar pessoas com os mais diferentes estilos no âmbito desta distinta e reconhecida pesquisa nacional e internacional.
Prof. Roberto Kant de Lima deixará saudades entre seus colegas, amigos, estudantes e familiares que tiveram a oportunidade e o prazer de conviver e aprender com ele. Temos a certeza que seu legado intelectual e sua personalidade inconfundível ainda seguirão nos inspirando a seguir em frente. Como gostava de dizer: “Para Cima e Para o Alto!” Kant sempre presente!
* Foto acervo.
** Nota redigida pelo professor José Colaço Dias Neto em nome do PPGJS/UFF. Colaço é coordenador do PPGJS e foi orientando do professor Kant no doutorado em Antropologia da UFF. Simplesmente Zé, como carinhosamente chamamos, também é professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF-Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário