quarta-feira, 19 de outubro de 2022

8ª Rodada do projeto Voyeur Político - 31/10/2022 - 15:30

 




Poucos dias nos separam daqui para o segundo turno das eleições presidenciais (há o segundo turno em 12 estados brasileiros também*). E cá estamos, firmes e fortes, convidando para mais uma rodada do Voyeur Político. Esta será a oitava rodada “ordinária” do projeto.

Estaremos um bagaço? Sim, de forma ou de outra. Mas, urge vermos como estará o país no dia seguinte a este conturbado processo eleitoral. Nosso encontro será em 31/10, 15:30. As pré-inscrições podem ser feitas aqui: https://forms.gle/RMKv8zaMBfWM4RBC9

Como recebemos os resultados das urnas? E o balanço final? A população terá decidido pela civilização? Ou tragicamente a maioria dos votos válidos foi pela via da barbárie?

Fica a letra de um velho samba que conheci pela voz de Simone: “Como será amanhã? (Como será?)/ Responda quem puder”.

Será uma rodada de discussão realmente de alta complexidade. Para isso chamei uma dupla que assobia, faz malabares e ainda quebra coco. Tudo ao mesmo tempo. Minhas convidadas nesta 8ª Rodada são Fernanda Alcântara (UFJF) e Tábata Berg (GPMT/Unicamp).

Fernanda é professora de sociologia na Universidade Federal de Juiz Fora, campus de Governador Valadares, MG. Tradutora, pesquisadora, engajada em diferentes lutas sociais.. por vezes acho que ela simplesmente não dorme. Também é a maior divulgadora da obra da socióloga inglesa Harriet Martineu (1807-1876) no Cone Sul. Este ano ela lançou sua caprichosa tradução de “Sociedade na América – Vol 1 – Política” de Martineau. Neste link vocês podem ter informações sobre como adquirir este livro e outros da lavra de Fernanda: https://fernandahcalcantara.blogspot.com/2021/06/livros-publicados-e-formas-de-aquisicao.html.

Tábata Berg não é menos versátil e talentosa. Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, integra o Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, o GPMT, também na Unicamp. Seus investimentos envolvem gênero, trabalho e desigualdades..e, com tudo isso, ela tem se demonstrado também uma arguta observadora da conjuntura política! Neste longo 2022 Tábata organiza e lança, junto de Flávio Lima e Murilo van der Laan, a obra “Trabalho e Marxismo: questões contemporâneas” (mais informações aqui: https://lutasanticapital.com.br/products/o-livro-trabalho-e-marxismo-questoes-contemporaneas).

Esperamos vcs lá para essa conversa na segunda-feira pós-eleitoral!

O projeto Voyeur Político é projeto de extensão sediado no Departamento de Ciências Sociais da UFF-Campos e  coordenado por mim, prof. George Coutinho (georgec@id.uff.br).

* Estados onde teremos segundo turno: Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Sergipe, Bahia, Alagoas, Paraíba e Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário