quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Periódicos para graduandos e recém graduados em ciências sociais.

Em diversas conversas nos Departamentos de Ciências Sociais e afins, muitas vezes se apresenta a ideia de construir mais um periódico para a área. Nem sempre considero a proposta das melhores. Afinal, há no Brasil um grande número de periódicos na área e, sobretudo em instituições ou Departamentos que são muito jovens, os desafios são tantos que um periódico pode mais tirar do foco da rotinização de pesquisa, extensão e formação dos graduandos e pós-graduandos, do que propriamente produzir bons resultados.

Ao mesmo tempo há a demanda dos graduandos e recém graduados por espaços de publicação de seus trabalhos de pesquisa.

Pensando especificamente nesta demanda absolutamente legítima, recomendo que conheçam este periódico que descobri por acaso hoje: o "Todavia" da UFRGS.

A Revista Todavia opera com os seguintes objetivos: "A Revista Todavia é uma publicação eletrônica voltada para a divulgação da produção acadêmica de alunos dos cursos de graduação, ou recém formados em temas ligados a área de Humanidades.
Ela tem como objetivos principais estimular a publicação de trabalhos científicos dos alunos de graduação na área acima citada, e propiciar um espaço para discussão de temas acadêmicos concernentes a área de Humanidades.".

Toda e qualquer informação pode ser obtida no próprio site da Revista: http://www.ufrgs.br/revistatodavia/index.html. Obviamente, os objetivos que citei foram copiados de lá.

Por fim, um outro periódico bastante tradicional é o "Três Pontos" (http://www.revistatrespontos.org/) da UFMG também voltado para a graduação. Mas, pelo que notei, a Revista está parada desde 2014, algo que é certamente lamentável. Já a Todavia prossegue na ativa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário