segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Os perdedores

Os perdedores*

George Gomes Coutinho **

“De fato, sou um loser. Contudo, valeu a pena ter brigado pelas coisas nas quais eu acreditava, mesmo que o preço fosse o fracasso. A ética me consolou nas derrotas políticas. E eu sempre me lembrava de que, afinal (mal comparando), Antonio Gramsci e Walter Benjamin também foram losers. O conceito que cada loser faz de si mesmo depende da avaliação que ele faz do que pretende fazer. Se não pretende fazer nada, já está objetivamente acumpliciado com os winners.”.

Com estas palavras Leandro Konder (1936-2014) avaliou sinteticamente sua própria trajetória. É a auto-análise publicada em suas memórias na primeira década deste século. Konder foi militante do PCB, o Partidão.

O filósofo petropolitano resumiu certo sentimento de frustração de parte da esquerda no Brasil. Sentimento este que se atualiza contemporaneamente. Por vezes a cada dois dias.

Para mim um dos pontos culminantes do ano até agora (faço questão de ressaltar o “até agora”) foi um artigo publicado no jornal francês Liberátion no último 20 de novembro. O texto intitula-se Brésil, Le nouveau labo neoliberal, uma arguta análise de conjuntura da trinca Dany-Robert Dufour, Frédéric Vandenberghe e Carlos Gutierrez. Doeu. Não pelo fato dos autores estarem equivocados. Quem nos dera que estivessem.

“Brasil, o novo laboratório neoliberal” de Dufour-Vandenberghe-Gutierrez é um excelente resumo crítico para o leitor progressista estrangeiro. Reconhece o golpe de Estado de “tipo novo” em 2016, aponta para o relativo pouco apreço pela democracia entre nós e pinta um quadro realista e tétrico do governo Temer, um presidente que governa com 5% de popularidade e contra a população. Ainda, dentre outras tantas cacetadas, acerta ao associar nosso país sob a Nova Lei Trabalhista a um experimento neoliberal no estilo de um Pinochet. Teríamos resusscitado até mesmo o neoliberalismo dado como morto após o cenário de terra arrasada deixado em praticamente todo o globo, algo que concordo com os autores. Diante de tudo isso o que dizer? Perdemos. Todos. No espírito de um Leandro Konder. Ao menos por enquanto.

* Texto publicado em 25 de novembro de 2017 no jornal Folha da Manhã de Campos dos Goytacazes, RJ.


** Professor de Ciência Política no Departamento de Ciências Sociais da UFF/Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário