sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

O blog em versão 2.0 para 2020


Prezadxs Leitorxs,

Como vão vocês?

Por aqui estamos passando por um período de novidades. Por isso esse editorial de refundação do Autopoiese e Virtu.

Como “os de casa” já sabem, este blog teve seu início no longínquo ano de 2015 tendo este que vos escreve dado o start nas postagens trazendo crônicas, notícias acadêmicas, resenhas sobre material que encontramos por aí pela rede, etc..

Em 2017 o blog passa por uma primeira “repaginada” incorporando as colaborações de Paulo Sérgio Ribeiro, sociólogo, mestre em políticas sociais pela UENF e atualmente trabalhando no setor técnico administrativo da Universidade Federal de Viçosa.

Em 2018 Márcio Malta, o famoso “Nico”, atualmente no INEST-UFF, passa a compor as fileiras do blog unindo o improvável: os cartuns de seu lado cartunista e as análises do cientista político. Também neste ano o blog passa a ser projeto de extensão universitária do Departamento de Ciências Sociais da UFF-Campos dos Goytacazes.

No final de 2019 resolvemos ocupar, resistir e produzir nas redes sociais. O blog passa a ter perfil próprio tanto no Facebook (https://facebook.com/autopoiese.virtu.7) quanto no Twitter (https://twitter.com/autopoiesevirtu).

E agora em 2020 temos enquanto “móveis e utensílios” ou na equipe de colaboradores permanentes do blog o sr. Carlos Abraão Moura Valpassos. Abraão, como é conhecido entre nós, é professor da área de antropologia no Departamento de Ciências Sociais da UFF-Campos, colaborador regular do jornal A Folha da Manhã e autor, dentre outras incursões, de “Abortos: dramas sociais e histórias sobre eles”, lançado em 2018 pela Garamond.

Em pleno janeiro de 2020 antevejo que teremos um ano especialmente longo e por vezes disruptivo. 

Por isso o blog certamente pode ter mudanças, inserções de novxs colegas, colaborações avulsas, etc..

Mas, prosseguimos tendo o mesmo direcionamento que animou a primeira postagem lá atrás em 2015: fazer reflexões sobre a conjuntura utilizando a lente fornecida pela grande área de humanidades. Sem dúvida alguma penso que essa é das maiores contribuições que nós podemos tentar para além dos muros da Universidade. Não é a única. Mas, é especialmente importante.

Enfim, agradeço em nome dos colegas pela companhia dxs leitorxs.... Pedimos que continuem conosco e, claro, também ficaremos felizes se nos seguirem nas redes sociais do blog. Tudo o que tivermos de novidade aqui irá reverberar por lá.

Abraços e que venha 2020!

George Gomes Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário