terça-feira, 29 de setembro de 2020

Agora é Flamengo!

Agora é Flamengo!

 

            Ah, meu mengão, eu gosto de você! “Quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro”, mas preciso manter o pé no chão, pois não sou fanático como os torcedores de outros times. Sou um sujeito razoável e racional, capaz de avaliar com sensatez o futebol do meu time.

Depois de um 2019 fantástico, quando encontramos Jesus e a glória, estamos vivendo um momento difícil. Sairemos dessa, eu sei, mas o momento de crise nos faz pensar no passado para tentar explicar o que está acontecendo. Há anos buscávamos o Heptacampeonato Brasileiro e, apesar de nossas qualidades, de nossas riquezas da base e de nossa galhardia, o sonho não se concretizava. Por que? Por causa dos outros times, com seus velhos estratagemas e aquele pessoalzinho do STJD. Outros times, que não vou nem ficar citando os nomes, pois não merecem, pularam umas cinco divisões para retornar à primeira divisão nacional. Absurdos e mais absurdos impediram que alcançássemos as glórias que eram nossas por direito.

Em 2019, no entanto, isso mudou. Aprendemos que um grande time, sem Jesus, é apenas um time. Mas um time com Jesus... vocês viram, né? Ganhamos tudo. Foram tantas glórias que mal conseguimos recordar quantos títulos conquistamos. A coisa foi a tal ponto que depois de ganhar a Libertadores da América, conquistamos o Brasileirão de 2019 quando nossa seleção estava dentro do ônibus! Foi tão sensacional que valeu por dois e nos consagrou Octacampeões Brasileiros – sim, ganhar o Brasileiro de dentro do ônibus tem que valer por dois. Os outros timinhos ficaram quietinhos. Acabou a mamata! Aquele velho futebol pagão não tinha espaço! O mimimi passou a dominar o discurso de nossos adversários, subjugados por nossa excelência. Fomos ao Catar para o Mundial de Clubes e, novamente, botamos os ingleses na roda. Foi uma vitória para ficar registrada na História. E o que fizeram nossos adversários? Disseminaram vídeos falsos, apresentando um gol que Firmino fez em 2018, contra um time asiático, como se fosse contra nossa equipe. Malditos comunistas! Aquela emissora, que atende a interesses escusos, deturpou a transmissão e não mostrou ao mundo nosso futebol. Até o INPE tratou de apresentar gráficos da partida para nos prejudicar. Seguimos tentando, até hoje, provar nossa conquista, mas há uma conspiração nefasta contra nós, algo que envolve interesses de clubinhos brasileiros, de grandes representantes do antigo futebol e também de clubes estrangeiros que estão de olho em nossos talentos.

Nosso futebol de bem está na mira dos inescrupulosos do mundo. E isso ficou claro no início de 2020. Nós temos evidências de que um clube Luso-Brasileiro enviou agentes à China. O pretexto da missão era conhecer melhor o futebol chinês, mas desde quando o futebol chinês atrai atenções? Nós sabemos que o único objetivo daqueles agentes do mal era capturar o vírus chinês para prejudicar nosso time! E assim foi feito. Trouxeram o vírus, disseminaram mentiras sobre sua letalidade e interromperam mais uma de nossas escaladas de sucesso. Era óbvio que conquistaríamos todos os títulos novamente e por isso eles decidiram implementar um plano diabólico para interromper o futebol no Brasil. Para eles isso era perfeito: nós não ganhávamos; eles não perdiam. Duas tradições eram quebradas ao mesmo tempo! Os outros times, associados ao estratagema canhoto, também atuaram. Estavam todos eles contra nós. Quando percebemos as dimensões do grande pacto – com o STJD e com tudo! -, pensamos em fechar o STJD, afinal, para isso, bastaria um zagueiro e um volante. Nosso espírito democrático prevaleceu e optamos pela via do diálogo.

O maior golpe que receberíamos viria logo depois. Nós lutamos para preservar nossos gols e vidas no Brasil. O vírus luso-chinês era superdimensionado pela mídia e não passava de um resfriado incapaz de atingir nossos atletas e nossos torcedores vigorosos. Conseguimos uma retomada gradual do futebol e logo conquistamos mais um título. A timalhada chiou! Mesmo depois de meses parados, nossos atletas mostravam-se dignos de seu histórico! Todavia, uma conspiração internacional, que não respeitou nossa soberania futebolística, fez com que uns comunistas vermelhos tirassem Jesus de nós. E quem não tem Jesus, não tem rumo certo. Ficamos perdidos, é verdade, mas não nos deixamos abater. Procuramos um novo Posto Ipiranga e encontramos o Professor Domenéc Torrent. Ele trouxe para o Brasil o Futebol Posicional que ele mesmo ensinou para um técnico lá da Europa, onde fez muito sucesso. E funcionou muito bem aqui! Torrent, como o próprio nome diz, é um americano conservador que pode contribuir muito para o nosso futebol. Há, ainda, detalhes a acertar, mas é coisa que vai se resolver com o tempo. Os críticos precisam entender: deixem o Dome treinar! Ele foi eleito por nossa nação e está fazendo o melhor para o mengão!

O momento atual ainda é muito delicado. Enfrentamos um grande problema: nossos atletas e nosso técnico foram contaminados pelo vírus luso-chinês. Depois de uma vitória fabulosa sobre o grande time do Barcelona – destacando nosso futebol no cenário mundial -, nossa equipe, quase toda contaminada, tenta adiar a partida de domingo, contra um time do velho futebol de São Paulo. Precisamos adiar a partida e esperamos que o STJD haja de modo justo – diferente de seu histórico -, reconhecendo que os tempos mudaram. Enquanto isso, a grande mídia fica martelando reportagens falsas, com seus jornalistas comunistas, contra nosso time. Ficam falando de incêndios, de vírus, de goleadas que sofremos – tudo para encobrir o fato de que somos a maioria no Brasil e o mais importante time do mundo. Para você, torcedor, sensato como eu, toda vez que vierem pessoas com camisas tricolores, com estrelinha ou com cinto de segurança, grite em alto e bom som: “Agora é Flamengo, porr@!”. Isso resume todos os nossos argumentos e nos cobre de razão contra essa gente que não quer o melhor para o nosso futebol.

 

 Ps.: Se você é bolsonarista e não torce para o Flamengo, entenda que é com esse tipo de discurso que seu presidente tem tratado o Brasil, a Ciência e a História. Se você é bolsonarista e flamenguista, é provável que acredite em tudo que está nas linhas acima – afinal, você acredita em tudo que é conveniente.

 

Carlos Valpassos

Antropólogo – Universidade Federal Fluminense. 

 

Escrito em 25 de Setembro de 2020.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário