domingo, 14 de outubro de 2018

O Dia que Durou 21 Anos + Debate ‘Ditadura Nunca Mais!’




Como o discurso contra a corrupção e as críticas justas ao PT se transformaram num ódio cego que parece ser capaz de levar ao poder, através do voto, um indivíduo que fez carreira desprezando a democracia e que continua defendendo abertamente ditadura e tortura, além de questionar a própria legitimidade do processo eleitoral? 

Após 30 anos de fortalecimento contínuo, as instituições democráticas erguidas pela Constituição de 1988 se veem diante de sua mais grave ameaça. E a consternação é generalizada.

Democratas tanto de esquerda quanto de direita – liberais, conservadores ou socialistas –, todos se unem à comunidade internacional num mesmo sentimento: “como chegamos a esse ponto?” 

Todas as partes cometeram erros e têm sua parcela de culpa, mas continuamos distantes de respostas. Trata-se de fenômeno novo, alimentado por uma guerra sem precedentes de desinformação em bolhas na internet que ainda não compreendemos, mas cujas consequências já sentimos na carne. 

Ainda que Bolsonaro descumpra tudo que prometeu ao longo da vida e tente respeitar a democracia, pode ser tarde demais. Seu discurso de ódio já está fazendo mulheres, LGBTs e opositores em geral serem caçados nas esquinas do país. 

Sem falar do seu vice General, que coerente com a cultura militar de hierarquia, já deu diversos sinais de que pretende tomar o poder do presidente de patente inferior. Se eleito, Bolsonaro deve ser engolido pelas cobras ao seu redor, e o que acontecerá depois?

Daí a importância dos democratas brasileiros se unirem nesse momento histórico dramático em torno da candidatura de Fernando Haddad, liderança que tem uma vida pública de compromisso com a democracia. A eleição continua em aberto, e os que querem preservar nossos direitos e liberdades são maioria no Brasil.

No próximo sábado, estaremos juntos, em Campos dos Goytacazes, assistindo a 'O Dia que Durou 21 Anos’, documentário que traz provas reveladoras sobre os bastidores do golpe militar de 1964. É o momento de refletir sobre o nosso passado para salvar nosso futuro. 

A democracia brasileira resistirá a essa grave ameaça. 



PROGRAMAÇÃO

18h – Início do evento 

19h – Exibição de ‘O Dia que Durou 21 anos’ (2013), documentário de Camilo Tavares sobre os bastidores do golpe militar de 1964

20h30 – Debate aberto ‘DITADURA NUNCA MAIS!”

Fonte: Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário