sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O 2º TURNO É UMA POLARIZAÇÃO ENTRE DOIS EXTREMOS?

O prof. José Luis Vianna da Cruz* traz importantes alertas sobre as escolhas políticas a serem feitas neste 2º turno.

---

Publicado no Facebook:

O 2º TURNO É UMA POLARIZAÇÃO ENTRE DOIS EXTREMOS?

Quais são os extremos? “Extrema direita” contra “extrema esquerda”? Os rótulos impedem que se examine os conteúdos para que cada um possa chegar à sua própria conclusão: estamos em um confronto entre os extremos, ou não? Em primeiro lugar, qual seria a “extrema esquerda” representada pelo HADDAD? 

Fatos concretos para que se possa analisar:

O PT governou por 14 anos. Nesses 14 anos, houve algum sinal das atitudes de extrema esquerda de que o Haddad e o PT são acusados? Pensem em tudo o que faz o PT ser rotulado de extrema esquerda e vejam se existe alguma coisa dos extremos de que o acusam. Na minha opinião, o que esse rótulo esconde é uma não-aceitação da política do PT de distribuição de renda, do aumento real do salário mínimo, da manutenção do controle nacional sobre nossas riquezas principais, da proteção para os aposentados, empregadas domésticas, trabalhadores, negros, mulheres e LGBTs, dentre outros. Isso que seria ser "extrema esquerda", na verdade, no pensamento dos que o criticam. 

Por que afirmo isso? 

Porque a pretexto da luta contra a corrupção, as atitudes mais importantes do Governo Temer e do Programa de Governo do Bolsonaro são as reformas que tiram direitos dos aposentados e dos trabalhadores, que congelam os gastos com saúde, educação e programas sociais, que entregam nosso petróleo e outras riquezas aos estrangeiros, que enfraquecem o banco do brasil e a caixa econômica federal, dentre outros. Em resumo: o PT é social-democrata, extremamente criticado pela extrema esquerda, porque, no seu governo, apesar da melhoria para os mais pobres, os bancos e os mais ricos enriqueceram ainda mais.


Em segundo lugar, qual seria a “extrema direita” representada pelo Bolsonaro?

O Bolsonaro é um capitão e o Vice um general. Já de início, é importante você pensar se você quer ser governado por quem passou a vida inteira em regime de caserna, em que “um manda e todos obedecem”. Pela própria natureza, a hierarquia na carreira militar é autoritária, não é democrática, não há liberdade de organização, opinião e manifestação. Só existe mandar e obedecer e usar a força para manter esse tipo de ordem. Transpor isso para um Governo de um país vai contra as bases da democracia. A noção de ordem de um militar é o oposto do republicanismo, da democracia, que é a de liberdade de opinião, organização e manifestação, de todas as correntes de pensamento. 

Outra questão importante: o Estado democrático é laico por excelência. Ou seja, o Estado e o governo têm que garantir a liberdade religiosa e não podem se posicionar em favor e/contra qualquer religião. E as religiões não podem ser partidárias. Tem que ser Religião Sem Partido. A Igreja Católica já se posicionou contra se definir por um candidato ou partido. As Igrejas Evangélicas se tornaram militantes de um candidato e inimigas declaradas e, em alguns casos, violentas, em outros casos, com argumentos pseudo-religiosos se sobrepondo aos argumentos das políticas públicas. 

Finalmente, em termos de propostas de Governo, o lado do Bolsonaro está comprometido com a privatização total de tudo, o enfraquecimento dos bancos, universidades, escolas e sistemas públicos; está comprometido com o avanço na retirada dos direitos da previdência, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas; e com o uso da força contra ativistas dos direitos humanos e sociais. Mas, o principal aspecto do futuro Governo deste candidato é o aval, o empoderamento, o estímulo, a omissão, aos grupos violentos da sociedade contra os homossexuais, os negros, os pobres das favelas e periferias, e contra os direitos feministas; e o aval aos discursos dos grupos favoráveis à violência, à tortura e à Ditadura Militar. Eles já estão se sentindo à vontade para demonstrar como vai ser o dia a dia na nossa sociedade se o Bolsonaro vencer as eleições; eles já estão agredindo e matando. É porrada, violência e morte aos ativistas dos direitos humanos e democráticos. Isso, sim é EXTREMA DIREITA, ISSO É FASCISMO, SIM.

ESTAMOS DIANTE DA ESCOLHA ENTRE UMA SOCIAL-DEMOCRACIA E UMA EXTREMA DIREITA FASCISTA. NÃO SÃO DOIS EXTREMOS. SÓ HÁ UM EXTREMO, A EXTREMA DIREITA ANTI-DEMOCRÁTICA, DITATORIAL. O OUTRO LADO, DO HADDAD, É MODERADO, DEMOCRÁTICO E LIBERAL.

---

* Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ) e Professor Colaborador da UFF/Campos dos Goytacazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário